O Nascimento

A cada segundo duas ou tres pessoas se tornam pais em algum lugar do mundo. Costumo dizer para as gestantes que fotográfo, que com o nascimento de um filho sempre nasce uma nova mulher, mais sensivel, mais fortes, e com um amor no peito que chega a doer de tão forte. É realmente mágico tudo. Podemos criar um bebê saudavel e feliz, basta nos entregarmos a esse amor incondicional com uma visão ampla de responsabilidades e valores.

Amamente…

O alimento é completo, fácil de ser digerido, previne a anemia, aumenta o vínculo entre mãe e filho… Você já sabe que amamentar faz bem para o seu bebê e para você. Mas os cientistas não param de descobrir novidades sobre a amamentação. A mais recente descoberta, segundo um estudo publicado na edição de junho da revista americana Pediatrics, mostra que crianças que são amamentadas têm menos chance de ter febre após tomar vacinas.

As explicações são bem simples: o leite materno possui substâncias antiinflamatórias, o que garante o benefício. Outra razão é que a amamentação é uma alimentação completa com todos os nutrientes necessários, fortalecendo as defesas do organismo do bebê.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores mediram a temperatura de 450 crianças após serem vacinadas, e durante os três dias seguintes. Mais de 50% das que tomavam mamadeira tiveram a reação, contra 25% do grupo que era amamentado exclusivamente com o leite materno.
CONFIRA 17 BENEFICIOS DA AMAMENTAÇÃO PARA MÃE E FILHO :

A importância da interação mãe e filho

 É real que a criança precisa de atenção que vai além dos cuidados diários de dar banho ou amamentar, por exemplo. Os pequenos precisam ser supridos de carinho e contato, através de uma brincadeira e música. Para isso, é preciso estar presente. Exagerar na dose também não é bom, o equilíbrio é sempre a boa medida. Porém, o que eu vejo com mais freqüência, é interação de menos. Chamo isso de terceirização da maternidade. O problema são os reflexos dessa falta de assistência materna.

O carinho, os abraços e beijos, tem grande reflexo na fase adulta e os bebes que recebem essa atenção através da interação entre mãe e filho, são menos estressados, menos ansiosos, e tem mais saúde emocional que os outros que não recebem essa interação. Minha dica é que mesmo depois de um dia cheio vale a pena atrasar um pouquinho a hora do jantar, pegar seu filho no colo e se entregar.

Teste do pezinho

O exame detecta uma série de doenças que podem afetar o seu desenvolvimento.

Ao diagnosticá-las precocemente, como a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito, responsáveis por deficiências mentais e problemas de desenvolvimento, é possível começar o tratamento adequado nas primeiras semanas de vida do bebê e evitar conseqüências graves no futuro.

Continue lendo

Beleza na gestação

Quando a mulher descobre que está grávida, duas heroínas passam a povoar o inconsciente das mulheres. Uma é a Virgem Maria, símbolo da abnegação e pureza da maternidade. A outra é Eva, fêmea tão sensual que fez o primeiro homem da Criação perder a cabeça. Até pouco tempo atrás, a imensa maioria das mulheres grávidas era vista como Maria. Ou seja, deixava aflorar o lado mãe, rechaçando completamente sua porção “fêmea”. Hoje, as coisas estão mudando. As barrigudinhas não abandonaram o seu ar angelical mas também não dispensaram o direito de continuar sendo vistas – mais do que nunca – como mulheres completas. Querem ser Evas. Hoje, a mulher abandonou os famosos “modelitos” próprios para gestantes: com babadinhos e fitinhas cor-de-rosa, completamente não-femininos. E adotou um visual mais “clean”: com roupas sensuais e até ousadas. A mulher sabe que a barriga é o espaço do bebê, mas pode e deve ser uma barriga bonita. As suas formas permitem até o uso de mini blusa e biquínis. Para conservar-se bela durante todo o período de “espera”, valem algumas regras: nunca fazer regime durante os 9 meses, esquecer o conceito de “comer por dois” e, principalmente, fazer uma alimentação equilibrada com 6 pequenas refeições diárias e muita água. Em termos estéticos, nem é preciso lembrar que a gula durante a gravidez é o detonador de transtornos como flacidez no busto, inchaço nas pernas, varizes, estrias e celulite. De acordo com especialistas, o ganho de peso durante a gravidez deve flutuar entre 4 e 10 quilos. Para se ter uma idéia, um bebê considerado grande representa apenas 3,5 quilos dentro da “engrenagem” da gestação. Continue lendo

Quando vou fotografar uma família e registro um momento, sentindo no ar a cumplicidade e harmonia, vejo o quanto o ser humano é surpreendente…

Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. 
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós, 
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como ele ama a flecha que voa,
Ama também o arco que permanece estável.

Khalil Gibran