Saiba qual o poder dos super-herois na vida de nossos pequenos

Super-Homem, Homem-Aranha, Batman, Mulher-Maravilha…

Os super-heróis dos desenhos e histórias em quadrinhos e os heróis e heroínas dos contos de fadas são muito presentes na vida das crianças, assim como foram na sua infância. 

Mas, afinal, qual é o poder desses heróis na vida dos pequenos?

É nessa relação da criança com os super-herois que são plantadas as sementes de  valores, como ética, coragem, humildade. Nos contos de fadas os heróis são os mais humildes e bondosos da família ou da aldeia. São os que aceitam enfrentar a perigosa tarefa que irá salvar o reino, a cidade, a princesa…

Observei que quando estimulado a construir uma história o Pedro, meu filho,  foi de encontro com seu super-homem, com etapas que vão até o momento em que se transforma em herói. Nos enredos inventados por ele, o herói não aparece somente poderoso, mas aquele também em seus momentos de fraqueza e medos.
Essas fragilidades abrem uma brecha para o processo de identificação com o herói, e na maioria de suas histórias, ele tira o herói da dificuldade e se torna seu aprendiz, rsrsrs
E os vilões, que seriam o lado do mal da história, valorizam ainda mais a razão de ser do herói. Eles são importantes para que a criança saiba que o mal também existe, colocando em pauta o lado invejoso, vaidoso, egoista, violento…
Se você tem receio de como as lutas entre o bem e o mal que habitam as histórias podem incentivar a violência, saiba que elas são benéficas ao ensinar que até mesmo num conflito é possível ser ético.
Porém, ao final de suas histórias, quando os heróis são recompensados, tento mostrar-lhe
que o “bem” pode triunfar.
Não se assuste se um dia o seu filho resolver que só vai atender a um chamado seu se você se referir a ele como “Batman”.
E saiba que a presença dos pais, é fundamental no mundo imaginário da criança.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *